A Arquidiocese de Aracaju comunicou a atualização no percentual da contribuição mensal das paróquias ao Fundo de Manutenção do Clero. A partir de 1º de maio, com base nas entradas brutas do mês de abril deste ano, o percentual passará de 3% para 5%.
A decisão foi formalizada por decreto assinado por dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano de Aracaju, com o intuito de atender de forma mais adequada às necessidades relacionadas ao sustento dos presbíteros. Esta medida considera recomendações do Conselho para os Assuntos Econômicos e do Conselho Presbiteral, além de diretrizes do Direito Canônico que tratam da corresponsabilidade das dioceses neste cuidado.
O novo decreto também estabelece que, a partir de agora, os custos do escritório contábil da Arquidiocese serão assumidos integralmente pela Mitra Arquidiocesana. As paróquias seguem com a contribuição de outros 10% de suas receitas mensais, conforme norma anterior, totalizando 15% de contribuição — excetuando-se campanhas e coletas específicas.
Essa atualização busca reforçar o compromisso da Igreja local com a organização solidária de suas estruturas, reconhecendo o papel essencial das paróquias na sustentação do ministério presbiteral. A decisão também tem como pano de fundo o desejo de garantir dignidade e estabilidade no cuidado com aqueles que se dedicam integralmente à vida pastoral.
Publicado em 3 de abril de 2025, na Cúria Metropolitana de Aracaju, o decreto também leva a assinatura do chanceler do arcebispado, padre Everson Fontes Fonseca.
da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) – Assessoria de Comunicação.