“Com Nossa Senhora do Monte Serrat, sejamos peregrinos da esperança” é o tema que ilumina o Novenário e a Festa em honra à padroeira, celebrados entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro. Este tempo de oração e devoção mariana reúne a comunidade de fiéis para renovar a fé e a esperança em Cristo, sob a intercessão materna da Virgem Maria.
A programação contempla momentos de oração, procissões, missas solenes e atividades comunitárias. No dia 6 de setembro, às 18h, acontece a tradicional procissão dos motoristas, sob o tema: “No silêncio e na esperança de Maria está a vossa força”. A celebração será presidida pelo padre Anderson Pina.
O grande dia festivo será celebrado em 7 de setembro, com início às 6h, com o Ofício Divino, seguido de passeio ciclístico às 7h30. Às 10h, será realizada a Missa Solene, presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano de Aracaju, sob o tema: “Com Nossa Senhora do Monte Serrat sejamos peregrinos na esperança”.
À tarde, às 16h, será celebrada a Missa Festiva, presidida pelo padre Erivaldo da Silva, refletindo sobre o tema: “Nossa Senhora, mulher que ensina aos seus filhos esperança no que Cristo mandar”.
Um convite à vivência da esperança
A festa de Nossa Senhora do Monte Serrat é expressão de fé e confiança filial no cuidado materno da Virgem Maria. Inspirados pelo lema do Ano Jubilar da Esperança, “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), os fiéis são convidados a participar deste momento de graça, reconhecendo em Maria a mãe que conduz seus filhos ao encontro com Cristo.