O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes da Silva, está colocando sobre os ombros do padre Valtewan Correia Cruz, reitor do Santuário Eucarístico Nossa Senhora Menina, mais uma importante atribuição: o ofício de vigário-geral da Arquidiocese. O anúncio da nomeação foi feito na sexta-feira, 8, durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
Antes do padre Valtewan, essa função vinha sendo exercida, desde 2018, pelo padre Genário de Oliveira Júnior, pároco da paróquia Jesus Ressuscitado.
Com 33 anos de Ordenação Presbiteral, o padre Valtewan já exerceu outros papéis de relevo na Igreja particular de Aracaju. Foi reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição (2002-2007), vigário do hoje Santuário São José, pároco da paróquia São Pedro e São Paulo, e diretor administrativo do Colégio Arquidiocesano. Ele também é assessor doutrinário da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-SE).
Além das graduações em Filosofia e Teologia, o novo vigário-geral tem mestrado em Teologia e doutorado em Bioética, pela Universidade Lateranense de Roma.
Durante a Assembleia Arquidiocesana, o padre Valtewan apresentou uma síntese da Bula Spes nom confundit, do PapaFrancisco (sobre o Jubileu do Ano Santo de 2025).