A Paróquia Santa Clara de Assis, localizada no bairro Jardim Centenário, em Aracaju, realiza de 2 a 11 de agosto o Novenário e Festa em honra de sua excelsa padroeira, Santa Clara de Assis. Com o tema “Clara de nome, mais Clara de vida e claríssima de virtudes”.
A cada noite do novenário, que tem início às 19h com a novena e segue com a Santa Missa às 19h30, são destacadas dimensões da vida cristã inspiradas em Santa Clara, com homenagens a diferentes segmentos da comunidade eclesial e da sociedade civil.
Cada celebração conta com um gesto concreto de partilha (alimentos como arroz, massa de milho, feijão, entre outros), destinado à assistência pastoral da paróquia. Além disso, os cantos litúrgicos e as apresentações musicais são conduzidos por diversos grupos da paróquia e convidados, promovendo a comunhão e a participação ativa dos fiéis.
Destaques da programação
Na segunda, 4 de agosto, o novenário contará com a presidência de Dom Carlos Alberto, bispo emérito de Itabuna (BA). Já na terça-feira, 5 de agosto, a celebração será presidida por Dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância(SE), que homenageará o judiciário local e instituições educacionais.
A programação também contempla momentos especiais como a bênção nas casas com a imagem de Santa Clara, no sábado, 9 de agosto, às 14h30, seguida por um passeio ciclístico e a tradicional Carreata dos Motoristas, às 18h. A noite festiva contará ainda com a apresentação da quadrilha “Clarão” e uma grande quermesse, integrando evangelização, cultura popular e confraternização.
Dia festivo: Missa solene e procissão pelas ruas do bairro
A solenidade litúrgica de Santa Clara de Assis será celebrada com especial fervor na segunda-feira, 11 de agosto. O dia iniciará com o Ofício de Nossa Senhora, às 6h, seguido da Missa Solene presidida pelo Pe. Valtervan Correia, Vigário Geral da Arquidiocese de Aracaju, às 19h30. Após a Eucaristia, os fiéis participarão da Procissão Luminosa pelas ruas do bairro, manifestando publicamente a fé e a devoção à padroeira.
Na ocasião, serão homenageados os profissionais da imprensa e da comunicação social, reconhecendo a importância da missão evangelizadora também nos meios de comunicação.