“O Senhor nos enviou como mensageiros da Esperança” é o tema da festa que acontecerá de 15 a 24 de agosto, inserida no contexto do Ano Jubilar da Virtude da Esperança.
A Paróquia São Pio X, localizada no bairro 18 do Forte em Aracaju (SE), se prepara para vivenciar, entre os dias 15 e 24 de agosto, o Novenário e Festa em honra ao seu padroeiro, São Pio X. Neste ano, a celebração ganha um sentido ainda mais especial por acontecer durante o Ano Jubilar da Virtude da Esperança, convocado pela Igreja, e tem como tema: “O Senhor nos enviou como mensageiros da Esperança”.
Além de titular da paróquia, São Pio X é também co-padroeiro da Arquidiocese de Aracaju, e sua memória litúrgica é celebrada com grande fervor por toda a Igreja Particular sergipana, que o reconhece como modelo de zelo pastoral e fidelidade à missão recebida de Cristo.
O pároco, Pe. Wesley Wendel Silva Santos, em mensagem pastoral aos fiéis, destaca que este é um tempo de profunda graça, renovação espiritual e escuta da voz do Senhor que continua a chamar, a enviar e a sustentar os seus discípulos na missão de anunciar a Boa Nova em tempos de incertezas.
Um tempo de missão, fé e renovação comunitária
A programação do novenário prevê momentos intensos de oração, partilha e celebração, com o objetivo de reacender nos corações dos fiéis o ardor missionário, a coragem para recomeçar e a confiança na fidelidade de Deus. Cada noite será marcada por celebrações que favorecem a vivência da fé em família e a comunhão fraterna entre os paroquianos.
“O Senhor confia a cada um de nós a missão de sermos sinais vivos da esperança que vem do Alto. Que essa festa desperte em nós a coragem de sermos, como São Pio X, testemunhas da verdade e da caridade cristã”, afirma o pároco.
Dia festivo: celebração solene com o arcebispo metropolitano
O ponto alto da programação acontecerá no dia 24 de agosto, com a Solenidade de São Pio X celebrada em dois momentos:
-
07h – Laudes Solene
-
08h – Santa Missa presidida pelo Pe. Wesley Wendel, com canto do Ministério Renascer
-
16h – Santa Missa Solene presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano de Aracaju, com participação do Coral São Pio X
Como gesto concreto de comunhão e caridade, os fiéis são convidados a doar material de limpeza, expressando, assim, o cuidado concreto com a casa comum e com a manutenção dos espaços comunitários.
São Pio X: pastor da verdade e da esperança
Canonizado em 1954, São Pio X é conhecido como o “Papa da Eucaristia” e defensor ardoroso da Verdade. Seu pontificado foi marcado pela promoção da Sagrada Liturgia, pela comunhão frequente das crianças e pela firmeza na doutrina. A sua vida e ensinamentos continuam a inspirar a Igreja a viver com fidelidade e ardor a vocação batismal.
“Que São Pio X interceda por nós junto ao Senhor, para que vivamos com zelo e entusiasmo a vocação que nos foi confiada: sermos mensageiros da Esperança”, exorta o Pe. Wesley, convidando todas as famílias a participarem do novenário com espírito de fé, missão e gratidão.