Período de nove dias de oração marca o luto e a esperança na ressurreição, preparando espiritualmente a Igreja para o Conclave
A Arquidiocese de Aracaju, em comunhão com a Santa Sé Apostólica e com toda a Igreja no mundo, se prepara para iniciar o tradicional período da Novendiali; nove dias consecutivos de oração e celebrações litúrgicas em sufrágio da alma do Santo Padre, Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril.
O ciclo terá início no sábado, 26 de abril, com a Santa Missa Exequial, que será celebrada às 9h30, na Catedral Metropolitana de Aracaju. A celebração será presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por diversos sacerdotes. Esse será um momento solene que marcará o início oficial do período de luto na Arquidiocese.
A Novendiali é um rito tradicional da Igreja Católica, observado após a morte de um Romano Pontífice. Durante nove dias, a Igreja se reúne em oração, oferecendo Missas em sufrágio de sua alma e preparando-se espiritualmente para o Conclave, que elegerá o novo Sucessor de Pedro. Conforme as normas canônicas, o Conclave só pode ocorrer após o encerramento da Novendiali, em sinal de respeito ao tempo de luto e reflexão da Igreja.
Em Aracaju, as celebrações ocorrerão diariamente às 16h, na Catedral Metropolitana, com a oração do Terço de Nossa Senhora, seguida da Santa Missa. A cada dia, diferentes pastorais, movimentos e serviços eclesiais da Arquidiocese serão responsáveis por animar as celebrações, fortalecendo o espírito de comunhão, fé e esperança.

Programação da Novendiali (Catedral Metropolitana)
26 de abril (sábado)
9h30 – Missa Exequial
27 de abril (domingo)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Pastoral da Família, Equipes de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo
28 de abril (segunda-feira)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde, Movimento Fé e Luz, Pastoral da Pessoa Idosa
29 de abril (terça-feira)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Seminaristas, Legião de Maria, Mãe Rainha, Mães que Oram pelos Filhos
30 de abril (quarta-feira)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Ministros da Sagrada Comunhão, Pastoral do Acolhimento, Terço das Mulheres
01 de maio (quinta-feira)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Terço dos Homens, Setor Juventude, Campistas de Assis
02 de maio (sexta-feira)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Movimento Vocacional Serra, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação (PASCOM)
03 de maio (sábado)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: Catequistas, Coroinhas, Cerimoniários
04 de maio (domingo)
16h – Terço e Santa Missa
Responsáveis: CRB, Novas Comunidades, RCC, Pastorais Sociais
Durante este período de recolhimento, a Arquidiocese convida todos os fiéis a se unirem espiritualmente, oferecendo suas preces pela alma do Papa Francisco, agradecendo por seu testemunho de fé, humildade e dedicação à Igreja.
da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) – Assessoria de Comunicação, com informações do padre José Dácio, coordenador arquidiocesano de Pastoral