Celebração de ação de graças marca o encerramento de dois anos de missão junto à juventude da arquidiocese.
No último sábado, 12 de julho, a Arquidiocese de Aracaju celebrou, com gratidão e espírito de comunhão, a conclusão do biênio de serviço missionário dos jovens referenciais do Setor Arquidiocesano de Juventude. A celebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, aconteceu na Catedral Metropolitana e teve caráter de ação de graças pelas vidas e vocações daqueles que se dedicaram com zelo e generosidade à animação da Pastoral Juvenil em seus respectivos vicariatos.
Foram homenageados:
-
Myllena Prado, do Vicariato São Marcos;
-
Brenda Veras e Mikael Oliveira, ambos do Vicariato São Mateus;
-
Lorena Araújo, do Vicariato São Lucas;
-
José Dionísio, do Vicariato São João.
Durante dois anos, esses jovens colaboraram na articulação, acompanhamento e fortalecimento das expressões juvenis presentes em toda a Igreja particular de Aracaju, tornando visível o rosto jovem da Igreja, em fidelidade ao chamado de Cristo e em comunhão com o magistério da Igreja no Brasil e no mundo.
Nova coordenação geral
Na mesma ocasião, foi anunciado e acolhido com alegria o novo referencial geral para o Setor Juventude: Glaudson Oliveira, natural da cidade de Laranjeiras/SE, pertencente ao Vicariato Regional São João. Com espírito de serviço e abertura ao diálogo, Glaudson assumirá a missão de animar, coordenar e acompanhar as diversas expressões juvenis, em comunhão com os referenciais vicariais e sob a orientação da Comissão Arquidiocesana para a Juventude.
Os demais jovens que comporão a nova equipe de referenciais vicariais serão oficialmente apresentados em outubro, por ocasião do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que este ano acontecerá no município de Nossa Senhora do Socorro.






Finalidade e missão do Setor Juventude
O Setor Arquidiocesano de Juventude tem como missão ser expressão concreta do compromisso da Igreja com os jovens, promovendo ações que favoreçam sua evangelização integral. Dentre seus objetivos pastorais, destacam-se:
-
Fortalecer e dinamizar a Pastoral Juvenil diocesana a partir de todas as forças presentes;
-
Favorecer a integração e o diálogo entre os segmentos juvenis;
-
Garantir espaço de reflexão, discernimento, tomada de posição e celebração conjunta;
-
Propor algumas diretrizes, metas, prioridades e atividades comuns;
-
Resgatar, no coração de todos, a paixão pela Juventude;
-
Auxiliar a Igreja com suas comunidades na acolhida aos jovens, garantindo sua opção afetiva e efetiva por eles;
-
Fortalecer o sentido de pertença e eclesial e de corresponsabilidade sobre a missão evangelizadora da Igreja;
-
Ser expressão eclesial e social da diversidade juvenil;
-
Auxiliar a diocese a responder com mais capacidade e resultados ao clamor dos jovens por vida plena em todas as suas dimensões.
A Arquidiocese de Aracaju manifesta sua gratidão a todos os jovens que, com coragem e esperança, assumem a missão de evangelizar outros jovens, fazendo ecoar no coração da juventude o anúncio de Cristo, o eternamente jovem, conforme nos recorda o Papa Francisco na Exortação Apostólica Christus vivit. “Cristo vive e quer-te vivo!” (cf. Christus vivit, n. 1)
da redação, com informações do Setor Juventude.