O Evangelho de João é repleto de significados espirituais para a missão. Descrevendo a Ressurreição de Jesus, João oferece vários pontos importantes para a oração pessoal, fundamental para reanimar os discípulos de Jesus nos altos e baixos, e nos desafios presentes no anúncio da Palavra que liberta das prisões que derivam do pecado, do rancor, do ódio e da morte.
Um destes significados espirituais enfatizados pelo Evangelho de João, consiste na seguinte afirmação: “a pedra tinha sido retirada do túmulo”. Nós também fazemos esta experiencia da intervenção amorosa de Jesus ao longo da nossa história. Quantas pedras foram retiradas da nossa vida? Quando não tínhamos mais forças e não sabíamos o que fazer, as pedras das incertezas e das dúvidas, foram todas removidas pelo Deus da Vida (João 20, 1).
O segundo significado destacado por João no relato da Ressurreição, é o comportamento de Madalena, que reside no fato de sair correndo. Essa é a postura da Igreja primitiva, dando os seus primeiros passos, e correndo pelos quatro cantos do mundo, mobilizando os discípulos que entregam suas vidas, dores e alegrias, em prol do anuncio da Palavra divina (João 20, 2).
O ato de correr é uma atividade que contraria a inércia, o comodismo e a preguiça espiritual que fragilizam o compromisso missionário de grupos, movimentos e pastorais que permanecem sentados sobre os favoritismos, sobre o acúmulo de velhos esquemas que retardam a implementação do novo, apontado por Cristo que corre conosco sobre os caminhos da Vida.
Este impulso missionário, o desejo de correr pelo universo inteiro sempre esteve presente no coração das mulheres e dos homens que fizeram esta experiencia amorosa aos pés do Cristo Ressuscitado. É salutar lembrar a vontade de Francisco de Assis, que queria percorrer o mundo, gritando: “O Amor [ou seja, Deus] não é amado”. Quem ama, se compromete, sai correndo para testemunhar que o sepulcro está vazio, e Jesus ressuscitou.
Ao lado de São Francisco, de São Padre Pio, que afirmou esperar na porta do céu até a chegada de todos os seus filhos e filhas espirituais, Santa Teresinha está cumprindo a sua promessa dirigida aos seus devotos: Ficarei olhando para a Terra para ajudar quem me procura. Sob o olhar fraternal de Santa Teresinha, rezemos: a missão é vivenciar a Ressurreição com os irmãos.
Pe. João Claudio é pároco da paróquia Santa Teresinha (Bairro Robalo).