Neste 7 de outubro, data em que a Igreja celebra a memória da Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição comemora 30 anos de fundação. Uma programação especial está sendo vivenciada desde o dia 2/10, com celebrações presididas pelos bispos da Província Eclesiástica de Aracaju.
A Missa festiva irá ocorrer às 19h30 desta segunda-feira, e será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes. No mesmo horário, haverá o lançamento do livro “Seminário Maior de Aracaju, 30 anos formando padres para a Igreja povo de Deus”, uma publicação organizada por dom Genivaldo Garcia e o professor José Ginaldo de Jesus.
O padre Carlos Henrique Santos, reitor, dirige um convite especial ao clero e ao povo de Deus.
Trajetória fecunda
O Seminário Maior foi criado em 1994, por iniciativa dos bispos da Província Eclesiástica: dom Luciano Cabral Duarte (segundo arcebispo metropolitano de Aracaju), dom José Palmeira Lessa (então bispo diocesano de Propriá) e dom Hidelbrando Mendes (segundo bispo diocesano de Estância).
Inicialmente, a sede da casa de formação dos futuros sacerdotes da Província foi o Convento São Francisco, em São Cristóvão-SE. Apenas oito seminaristas formaram a primeira turma da instituição, que teve como primeiro reitor o então padre Carlos Alberto dos Santos, atual bispo de Itabuna-BA.
Por causa do aumento do número de seminaristas, o Seminário foi transferido para o local onde funcionou o Seminário Menor, no bairro Industrial.
A sede definitiva, no bairro Lamarão, começou a ser construída no ano 2000, no governo episcopal de dom José Palmeira Lessa, terceiro arcebispo metropolitano.
Atualmente, a instituição possui 57 seminaristas, procedentes da Arquidiocese de Aracaju e das dioceses de Estância, Propriá, Palmeira dos Índios-AL e Itabuna-BA.