Entre os dias 5 e 7 de setembro, Brasília foi palco de um importante evento para a evangelização juvenil no Brasil. Mais de 250 representantes de juventudes de todo o país se reuniram na Casa Dom Luciano para o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude das Dioceses e Assessores das Expressões Juvenis, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. O encontro contou com a participação de representantes de mais de 230 dioceses e trouxe reflexões profundas sobre o futuro da evangelização juvenil, com especial atenção ao projeto “Ao seu lado”.
A programação do evento incluiu palestras, partilha de cases de sucesso de dioceses, regionais e expressões juvenis, além de rodas de conversa que proporcionaram momentos de troca de experiências. O formato das discussões, inspirado nos processos sinodais do Papa Francisco, adotou o estilo de “sínodo das mesas”. Esse método, caracterizado pela escuta ativa e decisões coletivas, favoreceu a comunhão e fraternidade entre os participantes, gerando um ambiente de unidade e reflexão conjunta.
A Arquidiocese de Aracaju esteve bem representada no encontro pelo assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Johannes Fagner, pela coordenadora do Setor Juventude, Myllena Prado, e pelos membros Mikael Oliveira e Brenda Veras Além disso, a sergipana Layla Kamila, que integra a Pastoral Juvenil a nível nacional, também participou ativamente do evento.

Padre Fagner destacou a importância de encontros como esse para o fortalecimento da missão evangelizadora junto aos jovens da Arquidiocese:
“O Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude é o momento de comunhão e fraternidade. Fomos nos abastecer, conhecer outras realidades existentes no Brasil para refletir e aplicar em nossos vicariatos, conforme as metas pastorais do Setor Juventude, para que assim elas sejam plenamente alcançadas, especialmente no que diz respeito à família, à vida paroquial e à saúde mental dos nossos jovens”.
O evento reafirmou o compromisso da Arquidiocese de Aracaju em caminhar ao lado dos jovens, promovendo iniciativas que dialoguem com suas realidades e fortaleçam sua fé, em sintonia com as orientações da Igreja e do Papa Francisco.
Juventude em foco
O Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju tem sido uma presença ativa nas atividades pastorais, acompanhando os jovens em sua caminhada de fé e promovendo espaços de diálogo e ação. A participação no Encontro Nacional reafirma o compromisso da Arquidiocese em continuar investindo na evangelização das juventudes, trazendo novas perspectivas e práticas pastorais para serem aplicadas localmente, sempre em espírito de comunhão e unidade com a Igreja.
da redação, ASCOM.