Com uma Missa em ação de graças presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes da Silva, na terça-feira, 15, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju comemorou os seus oito anos de criação. A cerimônia ocorreu na Cúria Metropolitana, e foi concelebrada pelos sacerdotes que integram o Tribunal.
A programação comemorativa também foi marcada pela inauguração da nova sede do órgão, localizada na praça Olímpio Campos, 279.
Desde a sua criação, em outubro de 2016, o Tribunal já admitiu 536 processos, dos quais 409 já foram julgados, restando ainda 127. Dos que foram julgados, houve 58 recursos à 2ª instância (Recife) e apenas 1 recurso em 3ª instância (Roma). Hoje, o tribunal é 1ª instância das 3 dioceses de Sergipe e 2ª instância de outras 27 dioceses da Bahia e de João Pessoa-PB.
O Tribunal Eclesiástico é formado por padres, diáconos permanentes, religiosos e leigos. O papel de Moderador é exercido pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes. A função de vigário judicial, que preside o órgão e julga em nome do arcebispo, é exercida pelo padre Pedro dos Santos Reis.
Foto: Acervo do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju.