Uma Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes da Silva, no final da manhã desta sexta-feira, 26, marcou o encerramento do retiro anual do Clero para uma primeira turma de sacerdotes. Mais de 60 padres da Arquidiocese participaram dessa jornada de espiritualidade, vivenciada desde segunda-feira, 22, na Chácara São João XXIII.
O tema do retiro deste ano – “A Espiritualidade do sacerdote consiste principalmente na profunda relação de amizade com Cristo, porque é chamado a ir até Ele”(cf. Mc 3,13) – foi aprofundado por dom Osvino José Both, arcebispo emérito do Ordinariato Militar do Brasil.
Para o padre Anderson Gomes, representante do Clero, o retiro é momento de parar, olhar e retomar o caminho com novo ânimo, a exemplo do que aconteceu com os apóstolos ao presenciarem a transfiguração de Jesus (Mc 9,1-10). Para os padres, é o tempo propício de avaliar sua fidelidade aos compromissos assumidos no dia da ordenação sacerdotal.
Esse momento especial dos nossos presbíteros também contou com a participação do arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa.
O retiro para a segunda turma irá ocorrer de 19 a 23 de agosto, e terá como pregador dom Murilo Krieger, SCJ., arcebispo emérito de Salvador.
Fotos: Pe. João Carlos